Há uma lenda cigana, passada por gerações e gerações, que diz que o povo cigano foi guiado por um rei no passado e que se instalaram em uma cidade da Índia chamada Sind onde eram muito felizes. Mas em um conflito, os muçulmanos os expulsaram , destruindo toda a cidade. Desde então foram obrigados a vagar de uma nação a outra...
Outras informações sobre as origens dos ciganos foram obtidas através de estudos lingüísticos feitos a partir do século passado. A comparação entre os vários dialetos que constituem a língua cigana, chamada romaní ou romanês, e algumas línguas indianas, como o sânscrito, o prácrito, o maharate e o punjabi, permitiu que se estabelecesse com certeza a origem indiana dos ciganos.
A razão pela qual abandonaram as terras nativas da Índia permanece ainda envolvida em mistério. Parece que eram originariamente sedentários e que devido ao surgimento de situações adversas, tiveram que viver como nômades. Segundo outra lenda, narrada pelo poeta persa Firdausi no século V d.C., um rei persa mandou vir da Índia dez mil Luros, nome atribuído aos ciganos, para entreter o seu povo com música. Quando se fala em ciganos, nos lembramos imediatamente de dois tipos de ciganos; os Ciganos Nômades e seus descendentes e os Espíritos Ciganos, que são cultuados pela Umbanda.
Sobre o Povo Cigano existem diversos textos publicados em livros, jornais e internet que enaltecem as principais características desse povo que apesar de muito antigo e de estarem em todos os países, ainda preservam e mantém em segredo muitos de seus costumes.
Quanto aos Espíritos Ciganos também há uma vasta literatura, porém, neste caso, existem também muitas informações desencontradas e algumas até contraditórias.
Outro fato que chama a atenção para a provável origem indiana do povo cigano é a santa por quem nutrem o mais devotado amor e respeito, chamada Santa Sara Kali. Kali é venerada pelo povo hindu como uma deusa, que consideram como a Mãe Universal, a Alma Mater, a Sombra da Morte. Sua pele é negra tal como Shiva.
Há mais de 600 anos os ciganos emigraram para a Europa, onde se dividiram em vários grupos:
Um grupo chegou até a Inglaterra, partindo de Bizanz (Istambul), percorrendo a Sérvia e a Itália. Outro grupo se dividiu deste no norte da França e foi de Paris até o norte da Espanha; outros se espalharam pela Moldávia até a Rússia; outros foram para o Egito e de lá para a Andaluzia.
Em cada país eram chamados por outros nomes:
Luri no Beluchistão/ Luli no Iraque / Karaki ou Zangi na Pérsia / Kauli no Afeganistão / Cingan ou Tchingan na Síria e na Turquia / Tsiganos ou Atsincani na Grécia / Roma ou Sinti na América.