Criar um Site Grátis Fantástico





Total de visitas: 29230
Culinária
Culinária

culinaria

Na culinária cigana são indispensáveis: o cravo, a canela, o louro, o manjericão, o gengibre, os frutos do mar, as frutas cítricas e as frutas secas, o vinho, o mel, as maçãs, as peras, os damascos, as ameixas e as uvas que fazem parte inclusive dos segredos de uma cozinha deveras afrodisíaca.
 
Pratos Tradicionais
 
Armiana: Salada de alface (em rodelas) com champignon, queijo de cabra, cenoura, beterraba (em pedaços) e berinjela frita (em tiras). Enfeitar com uvas-passas, raminhos de hortelã e pétalas de flores.
 
Assados: Pernil de carneiro (Bakró); Pernil de leitão (Baló); Cabrito frito com arroz e brócolis (ou lentilha ou nozes); e/ou roletes de carne bovina ou frango com pedaços de cebola, pimentão (verde e amarelo) e tomate. 
 
Brynza: Queijo de cabra (cru ou frito).
 
Chivuiza: Destilado à base de trigo (espécie de aguardente).
 
Civiaco: Torta salgada ou doce.

Manouche: feijões vermelhos grandes, pedaços de carne e de ossos de pernil de porco, alhos poros em pedaços, salsão com as folhas em pedaços, alhos comuns inteiros com casca, cenouras e batatas cortadas em pedaços grandes, sal e pimenta-do-reino (moída na hora) à gosto; arroz branco que deve ser incorporado na última etapa do cozimento.
 
Goulash: Cozido de arroz, batata, pedaços de carne bovina e páprica picante.
 
Malay: Pão de milho.
 
Manrô/Lolako: Pão redondo de Farinha de Trigo.
 
Mamalyga: Polenta.
 
Naut: Grão de Bico com lingüiça.
 
Paprikach: Costela defumada (bovina ou suína) e bacon ao molho vermelho de
 
tomate e pimentão com batatas pequenas, cozidas (na casca) e páprica doce.
 
Papuchá: Pirão de Milho.
 
Sifrite: Ponche de Frutas com Champagne, Vinho e/ou refrigerante. Enfeitar com pétalas de rosa
 
Sarmá: Arroz com lentilha, carne seca desfiada e nozes.
 
Sarmy/Salmava: Charutos ou Rolinhos feitos em folhas de repolho recheados com lombo ou carne bovina moída, azeitonas, bacon e molho dourado; e/ou em folha de uva com recheio de bacalhau.
 
Tchaio/Kavi: Chá Cigano feito com Chá Preto ou Mate com pedaços de frutas (maçã: felicidade; uva fresca: prosperidade; uva passa ou ameixa: progresso; morango: amor; damasco: sensualidade; pêssego: equilíbrio pessoal; limão: energia positiva e purificação da alma). Fazer o chá em água fervente e deixar amornar. Colocar as frutas maceradas, misturar bem, coar e beber.
 
Varensky: Pastel cozido podendo ser doce (recheado com uva) ou salgado (recheado com batata ou queijo de cabra).
 
Vino: Vinho tinto.
 
Chá Cigano
 
Ingredientes:
1 litro de Água
3 Cravos-da-índia
4 saquinhos de Chá Preto
3 pedaços de canela em pau
1 rodela de limão
1 fatia de maçã
1 morango
1 uva
1 damasco
 
Preparo:
Ferva a Água, colocando os saquinhos de Chá Preto, o Cravo-da-índia e a canela. Após ferver, apague o fogo e coloque os outros ingredientes.
Adoce a gosto e sirva.

Bolo Cigano

 


Esta é uma receita de bolo (diferente), pois aciona crescimento material, fartura e felicidade trata-se do "Bolo da Fortuna".
Uma variação, do Tarte do Padre Pio ou Bolo da fortuna do Padre Pio.
Esta variação se deve a adaptação feita pelo Povo Cigano, que na maioria das vezes não dispunha em suas andanças de condições de prepararem o original, que demora dez dias para ficar pronto (podendo ser feito em qualquer época do ano receita original abaixo).
Desta maneira escolheram o período de espiritualidade e vitória que representa a Semana Santa finalizando com a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa, para prepararem o bolo no prazo de três dias que esta associada à Santíssima Trindade.
O propósito deste ritual para o Povo Cigano; mostrar a importância de trabalhar sem egoísmo, compartilhar as bênçãos e, ter humildade para aceitar o que o próximo tem para nos oferecer de bom, ainda que não seja tudo o qual nos julguemos merecedores.
Divide-se em quatro (quartenário) por representar o equilíbrio que resnasce na conjunção da Trindade ao nosso próprio coração.
Não se utiliza faca para não sair da proposta de compartilhar, dividir, nunca cortar o que for abençoado.

Bolo da Fortuna
A massa do Bolo da Fortuna é preparada em 3 etapas:
Primeiro dia (Sexta Feira Santa): Misture 3 tabletes de fermento para pão, 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar e 1 xícara de leite. Cubra a tigela com um pano branco novo.
Segundo dia (Sábado de Aleluia): Acrescente 1 xícara de chá de farinha de trigo e 1 xícara de chá de leite. Cubra com o pano branco.
Terceiro dia (Domingo de Páscoa): Divida a massa em 4 partes iguais. Distribua 3 partes entre pessoas amigas ou familiares.
Na quarta parte, (a sua) acrescente:
1 xícara de açúcar, ½ (meia) xícara de óleo, ½ (meia) xícara de leite, 2 xícaras de farinha de trigo, 3 ovos inteiros, 1 maçã picada ou 100g de uvas passas, e 1 colher de fermento em pó.
Amasse bem e deixe descansar por 1 hora. Leve ao forno em temperatura média até ficar dourado.

Quando estiver pronto, parta o Bolo da Fortuna com as mãos (não use faca para partir o bolo), e coma com a família pensando em coisas positivas.
Bolo do Padre Pio
São necessários 10 dias para a confecção deste bolo.
Não se pode usar a batedeira, nem colocar no frigorífico.
A medida do copo deve ser igual para todos os ingredientes.
1ºdia
Deitar o preparado oferecido numa taça grande e juntar um copo de açúcar e um de farinha. Não se mexe.
2ºdia
Mexer com uma colher de pau.
3º e 4ºdias
Não se pode tocar.
5ºdia
Juntar um copo de açúcar, um copo de farinha e um copo de leite. Não se mexe.
6ºdia
Mexer com uma colher de pau.
7º, 8º e 9ºdias
Não se pode tocar.
10ºdia
Tirar do preparado 9 colheres de sopa e colocar em 3 tacinhas, para oferecer a quem se deseja saúde e felicidade (cada tacinha tem de levar 3 colheres de sopa).
Ao preparado restante, juntar por esta ordem:
- 2 copos de farinha
- meio copo de óleo
- 2 pitadas de canela
- 1 maçã aos cubos
- 1 copo de açúcar
- 1 copo de nozes ou amêndoas
- 1 copo de passas
- 1 pitada de sal
- 2 ovos
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 1 copo de leite
Mexer tudo com uma colher de pau e levar ao forno, a 180º, durante 40 minutos aproximadamente.
Informações relevantes:
*Caso não tenha ganho de outrem uma parte de massa, dissolva uma colher de café de fermento em um pouco de água e inicie normalmente a primeira etapa.
*Quando vc der as três partes deverá dizer que é uma receita de tradição do Padre Pio (hoje já santificado pelo maravilhoso Papa João Paulo II como São Pio de Petrelcina), a atividade espiritual deste Santo quando encarnado era principalmente a de cura.
*Antes de desencarnar Padre Pio deixou esta receita secreta em seus escritos, claro que foi encontrado e se espalhou, donas de casas do sul da Itália passaram a fazer o bolo e assim seguiu-se a tradição do Bolo da Fortuna do Padre Pio alcançando outros continentes.
*Os ciganos europeus precisamente da Itália adaptaram a receita para ser feita em três dias e por se tornarem devotados a Cristo e as tradições festivas da Egrégora Católica na localidade em que se instalaram escolheram a semana santa para executar a tradição, lembrando que os ciganos não possuem uma religião única, mas assimilam em determinadas regiões uma interação com a religiosidade local e por vezes adaptando a mesma a sua própria cultura.
*Nos dias atuais temos notícias que a ação espiritual de Padre Pio se encontra num espaço energético chamado Aurora e que lá ele preferiu atuar com energia intra terrena, atuando diretamente na cura terrestre a partir do subsolo eliminando resíduos e contaminações neste espaço e, que hoje seu nome (como "ser Ascenso") é Muriel.
*Explique a quem receber as partes que deverá ser acrescentado à mesma os seguintes ingredientes:
1 xícara de açúcar, ½ (meia) xícara de óleo, ½ (meia) xícara de leite,
2 xícaras de farinha de trigo, 3 ovos inteiros, 1 maçã picada ou 100g
de uvas passas, e 1 colher de fermento em pó.
Sendo preparado da seguinte forma:
Amassar bem deixar descansar por 1 hora.
*O bolo é para trazer tudo de bom na vida de alguém, quando se diz fortuna não necessariamente esta atrelado a prosperidade financeira e sim a felicidade em todas as suas nuances lembrando, que era comum no passado dizer que alguém que estivesse bem casado, com bons filhos, saúde e trabalho, ser considerado "um afortunado”.
Boa sorte e bom apetite, aliás, o bolo fica uma delícia!