Criar um Site Grátis Fantástico





Total de visitas: 29184
Santa Sarah Kali - a grande Mãe
Santa Sarah Kali - a grande Mãe

SaraO mês de maio é muito importante para o povo cigano, pois nele comemora-se o dia de Santa Sarah Kali, sua padroeira universal e Grande Mãe. Santa Sarah é protetora também daquelas que desejam engravidar. Uma cigana não aceita a idéia de uma vida sem filhos. Sarah representa a força da natureza, o ventre da mãe, os braços abertos de quem espera infinitamente pelo retorno dos entes queridos, a fé de todos aqueles que foram abandonados e, injustamente, postos às margens da vida. Por todos estes motivos Sarah Kali é adorada pelos ciganos. Este povo acolheu-a como a Grande Mãe vinda das águas.

Kali em romanês, quer dizer negra; e Sarah, por ser uma cigana egípcia, possui a tez bem morena. Daí o nome. Os ciganos brasileiros adoram Nossa Senhora de Aparecida, talvez por causa de sua cor, e muitos a equiparam à Santa Sarah Kali. Se não têm a imagem dela, por ser difícil encontrá-la, por certo possui em sua Thiera (barraca) ou casa uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Às vezes têm as duas.
Para os ciganos, Sarah santa venerada, possui a pele negra, daí ser conhecida como Sarah Kali, a negra. Ela distribui bênçãos ao povo, patrocina a família, os acampamentos, os alimentos e também tem força destruidora, aniquilando os poderes negativos e os malefícios que possam assolar a nação cigana ".
 
Lendas
 
Primeira versão:
Logo após o desencarne de Jesus, Maria sua mãe, Maria Madalena, Maria Jacobé e Sarah foram atiradas bruscamente ao mar, dentro de um pequeno barco sem remos e sem quaisquer provisões, e ordenadas a seguir para o Sul da França. As Três Marias desesperadas choravam e oravam sucessivamente. Sarah, com sua fé inabalável, pôs-se a rezar, de forma fervorosa, prometendo a Deus que se todas fossem salvas, pelo resto de sua vida, manteria sua cabeça coberta por um lenço como forma de gratidão e respeito. Elas enfrentaram tempestades, mas à medida que o barco avançava as águas revoltas iam se acalmando. Esta travessia turbulenta culminou com a chegada da singela embarcação, entre os dias 24 e 25 de maio, numa pequena praia que se tornou conhecida como Maries-de-la-Mer.
 
Segunda versão:
Diz que Maria Jacob e Maria Salomé, (parentes próximas de Jesus, da Virgem Maria, e uma delas mãe dos apóstolos João e Tiago) vieram para esta cidade de barco, quando foram expulsas da Judéia no século primeiro. Elas converteram o povo da cidade para o cristianismo, com a ajuda da líder matriarca da cidade, chamada Sarah. Os ciganos a adotaram como padroeira, embora ela não seja oficialmente reconhecida pela Igreja.

Comemorações
 
• Festa de Sarah Kali – França
 
No final de maio, os Ciganos aos milhares, vão se reunindo na cidade de Les Saintes Maries de La Mer, na região de Camargue ao sul da França para cantar, dançar e pagar promessas para a sua santa padroeira.
É em parte uma reunião, parte festival e parte peregrinação
Enquanto as crenças espirituais ciganas são pagãs de natureza, a maioria dos ciganos foi batizada e respeitam a parte essencial da religião cristã.
Eles vêm para Les Saintes Maries de La Mer ("as santas marias do mar’).
O centro da reunião é a igreja matriz de Les Saintes Maries’de La Mer, onde as relíquias (como os ossos dos santos) são guardadas na igreja.
Os ossos são cerimoniosamente abaixados por polias e guindastes enquanto os fieis cantam acompanhados de violinos e sinos.
Então as relíquias são carregadas para o mar, junto com uma grande estátua de Santa Sarah, de modo que ela pode "esperar" a chegada das Marias. No dia seguinte as estátuas de Maria Jacob e Maria Salomé são colocadas junto ao oceano, pelos peregrinos, em sinal que elas chegaram às praias da França.
A bordo de um tradicional barco de pesca o bispo abençoa o mar, a terra e os Ciganos.
  
• Comemoração de Sarah Kali Brasil
 
É costume festejar slavas (promessas ou comemorações em homenagem a algum santo). A Slava de Sara Kali é nos dias 24 e 25 de maio.
A Slava de Nossa Senhora de Aparecida coincide com a comemoração dos gadjés, a 12 de outubro. Na Slava, é oferecido um banquete ao santo homenageado, onde colocamos o Santo do Dia no centro da mesa, em lugar de destaque e junto a Ele, um manrô (pão) redondo, que é furado no meio e onde colocamos um punhado de sal junto com a vela. Esse pão é posto em uma bandeja cheia de arroz cru, para chamar saúde e prosperidade e, ao término do almoço, ele é dividido entre os convidados pelos donos da casa, junto com essas palavras de bençãos: (Que você seja abençoado com o sal, com o pão e com ouro).

Altar de Sara Kali e suas Orações
 
• O Altar
 
Num local reservado de sua casa, forre uma mesinha com uma toalha florida ou a cor de sua preferência (menos preta), coloque a imagem de Santa Sara (caso a tenha), coloque num vaso: rosas brancas, amarelas e rosa, um prato dourado de papelão contendo 3 maçãs vermelha, 1 cacho de uva rose e 1 da verde, 6 flores de trigo, acenda um incenso de rosas, 3 velas azuis formando um triângulo com o prato ao meio, borrife essência de rosas e ofereça a Santa Sara, fazendo uma oração de Santa Sarah e os seus pedidos.

• Orações à Santa Sarah
 
• Minha Mãe e querida Sarah Kali, que em vida atravessaste os mares e com vossa fé levastes à vida novamente todos que contigo estavam; Vós que Divina e Santa és amada e cultuada por todos nós, mãe de todos ciganos e do nosso povo Senhora do amor e da misericórdia Protetora dos Rom, Vós que conhecestes o preconceito e a diferença Vós que conhecestes a maldade muitas vezes dentro do coração humano olhai por nós. Derramai sobre vossos filhos, vosso amor vossa Luz e vossa paz daí nos vossa proteção para que nossos caminhos sejam repletos de prosperidade e saúde, carrega-nos com vossas mãos e protegei nossa liberdade, nossas famílias e colocai no homem mais fraternidade derramai vossa Luz nas vossas filhas, para que possam gerar a continuação livre do nosso povo olhai por nós em nossos momentos de dificuldade e sofrimento, acalmai nossos corações nos momentos de fúria, guardai-nos do mau e dos nossos inimigos, derramai em nossas cabeças vossa Paz para que em paz possamos viver abençoai-nos com Teu amor Santa Sara Kali, que ao Pai celestial possas levar nossas orações e abrandar nossos caminhos. Que Vossa Luz possa sempre aumentar em Teu Amor, misericórdia e no Pai E que assim sejas louvada para todo o sempre.
Oração recebida do Cigano Sr. Pablo Ramirez

Tradução para o idioma Romani (ou romanês):
 
Morri Dei Santa Sara que andro traio naclin e moria tiro patiamos tsodian o traio nevo, as le manuchi que tussa sas, Tu que san Deulicani Kai sa amem camasto, Dei as le, Romeng, Dei lachi Kai ertis, Kai les sama le Romen, Tu kai janes so amem nacas, Tu kai janes o nassulimos but data ândre, Andar ando ilo le manuchesco, Dik pe amende, Chude pe tire chavê, tiro lusso, dragussuime Le amem sama ai amare droma, te aven bárrtalê, Ai sativeste, Ninguer amem tche vastessa ai droma putarde, Amare familía, ai tso ando manuchi mai draguestosso, Te avel, Chude tiro lusso, ande tire cheia, te chai aven le chave, Ande pesco traio, Dik pe amende, ando nassulimos, le sama amaro ilô, le chassuria, Le rolharico, le sama nassulimos e catar amarê dusmaia, Ai chude pe amaro chêro tiro bragossuimos Sara Kali, amaro Dat Baro chai ningueras amaro rudimos ai putrel amare droma que tiro lusso bariol ando Del, Ai te aves, Bari mascar amende sorro traio
• Tu que és a única santa cigana do mundo. Tu que sofreste todas as formas de humilhações e preconceitos. Tu que foste amedrontada e atirada ao mar, para que morresses de sede e de fome. Tu sabes o que é o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração. Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem. Que tu sejas minha advogada perante Deus. Que tu me concedas sorte, saúde e que abençoes a minha vida.
 
Em romanês:
 
Tu ke san pervo icana romli anelumia. Tu ke biladiato le gadjie anassogodi guindiças. Tu ke daradiato le gadjie, tai chudiato anemaria, thie meres bi paiesco tai bocatar. Janes so si e dar, e bock, tai o duck ano ilô. Thiená mekes murrê dusmaia thie açal mandar tai thie bilavelma. Thie avês murri dukata angral o Dhiel. Thie dhiesma bar, sastimôs, tai thie blagois murrô traio. Thie diel o Dhiel.
 
• Raio de luz multicor,
Penetra fundo em meu interior
E vai meu desejo buscar.
Atraia-o vivo e forte,
Inebria-o de sorte
E de fluidos de realização.
Faz da minha mente um ímã capaz
Dotado de vontade tenaz.
Força! Realidade! Convicção!
E a magia fluirá,
E como fruto maduro
Cairá aos meus pés
A realização.
Salve Virgem Sara! Salve Virgem Sara! Salve Virgem Sara!

• Oração para o dia de Santa Sarah
Sob vossa proteção, caminho
na confiança de sua bondade
que junto com a virgem Maria,
me protegem, me livrando
do perigo...
Minha querida Santa Sara Kali,
sinto o perfume do povo da lua,
que passam deixando na estrada
do destino a mensagem de Jesus.
Tenho a boa sorte de seu povo
que com suas roupas coloridas,
me ensinam que querer é poder
e eu posso...
Junto com as três Maria,
a senhora olha por mim,
me envolvendo com
o perfume das flores,
que nasceram de minha
fé, quando pedi seu
auxilio...
Santa que aos pés de Jesus,
deixastes suas lagrimas,
pedindo justiça,
ganhaste de Deus a benção
de proteger, a quem a senhora
recorre, nos protegendo na
estrada da vida...
Na procissão, onde as carruagens
da fé passam, deixam um rastro
de flores, indo em direção
da lua, para comemorar ao
som do violino,
este dia especial,
em que um povo que te adora
dançam para agradecer
sua proteção
 
• Oração para o dia de Santa Sarah II
Sarah, Sarah, Sarah! Fostes escrava de José de Arimatéia e no mar foste abandonada. Teus milagres no mar se sucederam e como santa te tornaste, à beira do mar chegaste e os ciganos te acolheram (faça o pedido). Sarah, Rainha Mãe dos Ciganos, tu os ajudastes e eles te consagraram como sua protetora de Mãe vinda das águas. Sarah, mãe dos aflitos, a ti implora proteção para o meu corpo, luz para os meus olhos enxergarem até no escuro, luz para o meu espírito (pedir por sua intuição) e amor para os irmãos de todas as raças.
Aos pés de Maria Santíssima, tu, Sarah, me colocarás e a todos aqueles que me cercam para que possamos vencer as agruras que a Terra nos impõe. Sarah, Sarah, Sarah, não sentirei dores e nem temores; espíritos perdidos não me encontrarão e assim como conseguiste o milagre do mar, a todos que me desejarem mal, tu Sarah, com a força das águas me fará vencer (tome 3 goles de água, mentalizando o desejo). Sarah, Sarah, Sarah, continuarei caminhando sem parar e assim com as caravanas passam, no meu interior tudo passará, e a união comigo ficará, teus ensinamentos deixarás e sentirei o perfume das caravanas em contínuo movimento deixando rastros de alegria e felicidade. Amai-me Sarah, para que eu possa ajudar a todos que me procuram. Ajudado (a) pelos poderes dos meus irmãos ciganos serei alegre e compreensivo (a) com os que me cercam. Corre Céu, corre na Terra, corre no Mundo e Sarah, Sarah, Sarah, sempre à minha frente estarás. Assim como os ciganos pedem:
Sarah fique sempre à minha frente, atrás de mim, do meu lado direito e do meu lado esquerdo e assim, serei protegido (a) como os ciganos e tu Sarah, me ensinarás a caminhar e perdoar. Reze 03 aves marias, a primeira para Santa Sarah, a segunda para os Ciganos e a terceira para você.

• Oração a Santa Sara
(em louvor a todos os ciganos).
 
Opcha, Opcha, minha Santa Sara Kali, mãe de todas as tribos ciganas dessa Terra ou do além túmulo. Mãe de todos os ciganos, e protetora das carruagens ciganas. Rezo invocando teu poder, minha poderosa Sta. Sara Kali, para que abrande meu coração e tire as angústias que depositaram aos meus pés. Santa Sara me ajude. Abra meus caminhos para a fé no teu poder milagroso. Venceste o mal, todas as tempestades e caminhou nas estradas que Jesus Cristo andou. Mãe dos mistérios ciganos que dá força a todos os ciganos no dom da magia me fortaleça agora, sendo eu cigano ou não cigano, bondosa Santa Sara, abrande os leões que rugem para me devorar. Santa Sara, afugenta as almas perversas para que não possam me enxergar. Ilumina minha tristeza para a felicidade chegar, Rainha. Atravessaste as águas dos rios e do mar por cima delas e não afundaste eu invoco teu poder para eu não afundar no oceano da vida. Santa Sara, sou pecador, triste, sofrido e amargurado. Traga-me força e coragem, como dás ao Povo Cigano teus protegidos, Mãe, Senhora e Rainha da Festas Ciganas. Nada se pode fazer numa Tenda Cigana sem primeiro invocar teu nome, e eu invoco pelo meu pedido Santa Sara Kali. Tocam os violinos, caem às moedas, dançam as ciganas de pés descalços em volta da fogueira, vem o cheiro forte dos perfumes ciganos, as palmas batendo, louvando o Povo de Santa Sara Kali.
 
Que o Povo Cigano me traga riquezas, paz, amor e vitórias. Agora e sempre louvarei teu nome, Santa Sara Kali e todo Povo Cigano.
 
Optcha, optcha Santa Sara Kali.

Santa Sarah
 
Pela força das águas e com seus mistérios possa estar sempre ao nosso lado, nós filhos dos ventos das estrelas e da lua cheia, pedimos que nos abençoe pela figa, pela estrela de cinco pontas, pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossas vidas.
Que os nossos inimigos não nos enxerguem.
Sejamos para eles como a uma noite escura sem estrelas e sem luar.
A tsara é o descanso e a nossa tenda.
Santa Sarah nos acompanhe nos ilumine para que todos que batam a nossa porta tenham sempre uma palavra de amor
e de carinho.
Que sejamos sempre humildes de coração e alma.
Que possamos germinar nos sentimentos de nossos amigos a chama brilhante do amor por Deus e por nossos irmãos livres do preconceito e da discriminação.
Amada Santa Sarah Kali atendei aos nossos apelos cobrindo nossas vidas com o vosso manto milagroso de amparo e de amor por todos que creêm em vós.
Devotadamente agradecemos vossa proteção em nossas vidas.
E, na vida de todos aqueles a quem amamos!
Optchá!